fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Contabilidade para advogado: respondemos as principais dúvidas!

Contabilidade para advogado: respondemos as principais dúvidas!

Questionar-se sobre a qualidade e necessidade de um serviço é algo comum. Afinal, nem sempre podemos nos dar ao luxo de fazer certos investimentos e, infelizmente, nem sempre os investimentos correspondem às nossas expectativas. Isso é muito comum de acontecer com a Contabilidade para Advogado, visto que os serviços muitas vezes parecem sem valor, figurando como um mero atendimento às normas.

Para retirar as dúvidas dos advogados em relação à Contabilidade para Advogado, reunimos aqui algumas perguntas comuns e respondemos todas elas. Conforme irá perceber, tratamos de dar explicações claras e objetivas, a fim de deixar em evidência o real valor do serviço. Enfim, vamos começar?

Qual é o ponto mais importante em uma contabilidade para advogado?

Apesar de existirem muitos pontos importantes nesse serviço, os nossos clientes advogados costumam pontuar que é o auxílio com os controles financeiros que faz a contratação valer a pena.

Segundo eles, os registros de valores de entrada e saída, o controle dos impostos (através de um bom planejamento tributário) e o monitoramento dos custos são os pontos altos de uma contabilidade para advogado.

As informações geradas pelos contadores ajudam o empreendedor da área jurídica a tomar decisões, antecipar certas situações de risco e evitar problemas com a fiscalização.

Melhor ainda, quando o contador entrega todos os relatórios com informações detalhadas e precisas, o tempo do empreendedor é otimizado. Isso dá a ele maior liberdade para prestar os seus serviços.

Tem alguma dica para eu mesmo realizar o controle financeiro?

Claro. Em um nível gerencial, tudo pode ser feito pelos empresários. Obviamente, há a obrigatoriedade legal de ter um contador para assinar certos documentos, mas toda a administração pode ser feita pelo advogado, se ele tiver o tempo necessário para se dedicar à tarefa.

De todo modo, uma dica muito valiosa é manter o registro das operações, com as contas devidamente organizadas. Pode ser através de uma planilha, de um caderno e, na melhor das hipóteses, de um software de gestão. Durante essa organização, considere:

  • Custos fixos: aluguel, luz elétrica, internet, telefone, etc.;
  • Custos operacionais: viagens, translado, etc.;
  • Custos com utensílios necessários ao exercício da profissão: móveis, equipamentos, etc.;
  • Custos com serviços terceirizados: consultorias, propaganda, design, etc.;
  • Custos com impostos.
  • Valores recebidos a título de honorários;
  • Valores recebidos por prestação de serviços de consultorias, instruções, cursos, etc.

Bem, esses são alguns dos aspectos que você deverá levar em consideração para fazer o seu próprio controle financeiro. Com certeza, há mais itens a serem incluídos nessa lista, mas esses já irão servir para dar uma boa ideia de como começar a executar um controle preciso.

Devo atuar como profissional liberal ou montar uma empresa?

Na maior parte dos casos, recorrer a uma contabilidade para advogado a fim de formalizar o negócio, é a melhor opção. Isso acontece, pois a carga tributária, dependendo do faturamento da empresa, tende a ser menor. Confira o comparativo:

  • Profissional Liberal:
    • INSS: 20% (mensal);
    • Imposto de Renda: 22% incidentes sobre o pró-labore;
    • Outros tributos: variam entre 42,5 e 50%;
  • Empresa:
    • INSS: 11% (mensal) sobre o pró-labore;
    • Imposto de Renda: se o valor do pró-labore não for muito alto, não há incidência;
    • Tributos Gerais: se a opção for o Simples Nacional, o percentual não supera os 16,85%.

Cabe lembrar que esse é um comparativo básico. Isto é, antes de tomar essa decisão, recorra a uma boa contabilidade para advogado, apresente o seu plano de negócios e, sem dúvidas, você receberá as instruções mais adequadas para colocar o seu negócio para funcionar.

A opção pelo Simples Nacional é sempre a melhor?

Não necessariamente. Assim como na situação acima, tudo exige um estudo prévio. Uma contabilidade para advogado jamais irá pontuar que certo regime tributário é melhor do que o outro, sem estudar o seu caso, considerando todas as particularidades do negócio.

Ainda assim, o Simples Nacional costuma ser uma boa opção para advogados. Dentre os benefícios, o mais importante é a possibilidade de reduzir consideravelmente a carga tributária. Além disso, a isenção de imposto de renda (salvo o pró-labore) é um ponto que realmente merece destaque.

Em suma, o Simples Nacional pode ser a melhor opção em um primeiro momento, mas a boa contabilidade para advogado é aquela que avalia as melhores opções para, dentro da lei, reduzir a carga tributária de um negócio da área jurídica.

Devo contratar uma contabilidade especializada em negócio jurídicos?

Sinceramente, você deve sim. E o raciocínio é lógico: se você é um advogado especialista na área de família, as pessoas irão recorrer a você para resolver problemas dessa área, não é mesmo? Se um contador é especialista em negócios da área jurídica, fica muito mais fácil decidir.

De qualquer forma, esperamos que as respostas que elencamos aqui tenham lhe ajudado a responder algumas das dúvidas comuns dos advogados em relação a uma contabilidade especializada. Agora você conseguirá vislumbrar o real valor do apoio de um profissional contábil.

Por fim, esperamos que as suas dúvidas acerca da contabilidade para advogado tenham sido eliminadas. E, claro, se precisar de alguma ajuda para organizar o seu empreendimento na área jurídica, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estamos à disposição. A Doria Contabilidade é especialista em Contabilidade para Advogados e vai adorar te ajudar. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×