Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Contabilidade para MEI: Como o Contador pode lhe ajudar a crescer!

Contabilidade para MEI: Como o Contador pode lhe ajudar a crescer!

A Contabilidade para MEI é algo que muitos empreendedores dessa classe empresarial acabam negligenciando por conta da não obrigatoriedade de ter um contador. No entanto, o fato que leva o MEI a ser tão atrativo é o principal causador de problemas, ou seja, a facilidade em se abrir um MEI é que leva empresários despreparados a abrirem suas empresas sem considerar as dores de cabeça que certas normas podem causar.

Sendo assim, aproveitando o sucesso do nosso treinamento online chamado SOS MEI, resolvemos criar um post para apresentar os inúmeros pontos em que uma Contabilidade para MEI poderá representar uma chance de crescimento e a certeza de que o seu negócio ficará longe de problemas. Vamos começar?

Por que contratar uma Contabilidade para MEI se isso não é obrigatório?

Para responder à pergunta sugerida no título acima, vamos recorrer a um exemplo real que, acredite ou não, ocorre com mais frequência do que você pode imaginar. Veja bem:

Imagine um profissional autônomo que começa a obter uma boa renda com os serviços que ele oferece. Em dado momento, esse profissional consegue obter um cliente que, simplesmente, irá dobrar o faturamento dele. No entanto, esse cliente é uma empresa que exige a emissão de notas fiscais. O que ele faz? Corre até o portal do empreendedor e abre o seu MEI. Ele pensa: “é só cadastrar, seguir os procedimentos e pronto”.

É nesse momento que, em muito casos, os problemas começam, e é exatamente nesses momentos que uma Contabilidade para MEI será extremamente útil. Afinal, pense bem: esse empresário fez tudo na pressa, mas, será que ele considerou o tipo de atividade MEI adequado? Será que ele verificou se o tipo de negócio exige algum tipo de licença ou alvará especial? Será que ele está ciente dos limites de faturamento e de compras? Será que ele irá organizar o negócio para evitar problemas com o Imposto de Renda? (Esse costuma ser mortal). Pior ainda, será que ele sabia como fazer tudo isso?

A verdade é que, por conta da facilidade para abrir um MEI, muitos agem por impulso e deixam de lado a necessidade de fazer as coisas de forma bem estruturada. E a legislação para o MEI é dura! Não se engane…

Em quais pontos uma Contabilidade para MEI pode ser útil?

Ok, agora já sabemos os motivos para se contar com uma Contabilidade para MEI. Com isso, podemos começar a falar sobre os pontos em que a atuação de um contador de qualidade pode ser extremamente útil para o seu negócio.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que uma Contabilidade para MEI pode ser consultada antes mesmo de o seu negócio ser aberto. Nesse caso, um contador interessado irá realizar a avaliação da sua ideia e propor as melhores formas para que o seu processo de legalização ocorra de um modo ágil e, com os olhos no futuro, pronto para crescer de forma sustentável.

O contador irá avaliar o tipo de atividade no qual o seu negócio poderá ser enquadrado e irá lhe indicar sobre as atividades secundárias. Com isso, sua empresa poderá atuar em diversas frentes, expandindo as possibilidades e a abrangência dos seus produtos e/ou serviços. E claro, já nessa fase de avaliação, uma boa Contabilidade para MEI irá elencar todas as exigências legais relacionadas às atividades escolhidas.

Depois do planejamento, o profissional contábil irá realizar todos os trâmites necessários para registrar a sua nova empresa. Aliás, caso o seu negócio já exista, uma boa Contabilidade para MEI será capaz de avaliar a sua empresa e propor as alterações que forem necessárias para deixar tudo muito mais eficiente e preparado para um crescimento sustentável.

E enquanto você está se dedicando ao seu negócio…

Uma Contabilidade para MEI é altamente atrativa pelo fato de permitir que o empresário possa manter todo o seu foco no crescimento do negócio. Afinal, o nome Microempreendedor Individual deixa claro que o empresário é a peça-chave para o sucesso da empresa. Ademais, para os casos de MEIs com funcionários, um profissional contábil garante que inúmeros problemas na esfera trabalhista não ocorram.

E outro ponto que merece ser destacado é que uma Contabilidade para MEI, que tem a intenção de realmente ajudar o empresário, oferece soluções para controlar o faturamento, organizar as finanças da empresa e, é claro, um atendimento personalizado, com vistas a ajudar os empreendedores nos momentos de dúvidas.

Para completar, um bom contador estará sempre atento às transações do MEI a fim de gerar informações úteis para o empresário e para a elaboração das declarações que essa classe empresarial exige. Assim, não haverá quaisquer empecilhos para que o seu negócio cresça e, no melhor dos cenários, “migre” para um tipo empresarial mais complexo.

Por fim, cabe lembrar que uma Contabilidade para MEI não chega a ter custos muito elevados. Pelo contrário, a relação custo x benefício, na maioria dos casos é excelente, já que, por valores relativamente baixos, é possível ter total segurança para levar o seu negócio adiante, preparando-o para crescer de forma muito sustentável.

Não deixe de considerar uma boa Contabilidade para MEI

Neste post, fizemos o possível para enumerar os pontos em que uma Contabilidade para MEI pode ajudar um empresário enquadrado nessa classe empresarial. Como pôde notar, com esse apoio especializado, seu negócio poderá ficar longe de problemas e pronto para crescer de um forma muito bem estruturada.

Por fim, esperamos que agora você possa considerar a contratação de uma boa Contabilidade para MEI. Afinal, já não há desculpas para não deixar o seu negócio nas mãos de quem está preparado para fazê-lo crescer. Aliás, como dissemos, a relação custo x benefício é excelente. Enfim, caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador para lhe ajudar com o MEI, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe de compartilhar, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados