Documentos para o Imposto de Renda: Como Agilizar a sua Declaração!

11 / março / 2019 - 07:45

Documentos para o Imposto de Renda: Como Agilizar a sua Declaração!

Sim, o início do ano é marcado pela presença do carnaval. No entanto, apesar de a referida festa monopolizar as atenções, assim que ela chega ao fim, entramos no período marcado pela busca de documentos para o Imposto de Renda. Pois é! Essas obrigações geralmente causam certa dor de cabeça para algumas pessoas.

Então, pensando em lhe ajudar a ter todos os documentos para o imposto de renda em mãos ou, pelo menos, lhe ajudar a realizar a solicitação deles o quanto antes, criamos uma lista com os documentos essenciais para uma boa declaração. Sendo assim, não deixe de conferir, pois este post poderá agilizar a sua declaração e evitar muita correria. Vamos começar?

Por que devo separar os documentos para o Imposto de Renda “tão cedo”?

Em um post anterior, nós já apresentamos os motivos e benefícios de se organizar de maneira prévia para realizar a entrega do Imposto de Renda. Mesmo assim, podemos dizer que essa ação é importante, pois evita a correria inerente ao ato de deixar tudo para a última hora, minimizando as chances de erros ou informações incompletas.

Ademais, como também citamos naquele post, entregar a Declaração do Imposto de Renda de forma antecipada garante que as restituições sejam pagas antes. O que pode ser excelente, dependendo do valor da restituição.

E claro, organizar todos os documentos para o Imposto de Renda com antecedência é uma forma de facilitar o trabalho do seu contador, deixando-o com tempo para poder desenvolver o trabalho sem pressões e sem o risco de cometer erros por conta da correria. Além do mais, essa entrega antecipada permite que o contador analise a sua documentação a fim de verificar se algo está faltando. Com isso, você terá tempo para requisitar os documentos faltantes.

Enfim, sabemos que o ser humano, de modo geral, tem o hábito de deixar as coisas para a última hora. Contudo, no caso do Imposto de Renda, o ideal é fazer tudo o quanto antes. Lembre-se de que você estará “mexendo” com algo extremamente sério e que a Receita Federal “não perdoa”.

Então, como começar a separar os documentos para o Imposto de Renda?

Bem, o ideal é começar pelos documentos mais simples. Neste ano de 2019, por exemplo, uma nova regra estabeleceu que será necessário registrar o CPF de todos os dependentes e alimentandos. Desse modo, começar pelos documentos principais, com as qualificações de todas as pessoas (físicas ou jurídicas) que serão citadas na sua declaração pode ser uma boa ideia.

Entretanto, não se preocupe. Nós criamos um pequeno guia que pode lhe ajudar a organizar os documentos para o Imposto de Renda de uma forma muito simples. Com essas dicas, você já poderá começar a organizar os seus documentos e, se for necessário algum documento especial, o seu contador irá lhe indicar. Acompanhe:

Qualificações

  • Seus dados bancários, para a restituição;
  • Suas qualificações e dos seus dependentes ou alimentandos (nome, CPF, etc.);
  • Endereço;
  • Última Declaração enviada;

Comprovantes de Renda

  • Informes de rendimento relacionados a salários, pró-labore, pensão, distribuição de lucros, aposentadoria, etc.;
  • Informes de rendimentos oriundos de aluguéis;
  • Informes de Rendimentos de Instituições Financeiras;
  • Informes de Rendimentos que comprovem o recebimento de doações, heranças, pensões, etc.

Transações envolvendo Bens e Direitos

  • Documentos que comprovem as transações de compra e venda realizadas em 2018. Essas transações podem envolver imóveis, ações, veículos, etc.; Nesse caso, os objetos de cada transação devem ter suas qualificações registradas. Por exemplo, no caso de uma transação envolvendo veículos, o RENAVAM é um documento obrigatório.

Suas Dívidas e Ônus

  • Documentos que comprovem as dívidas contraídas no ano de 2019 e seus respectivos pagamentos;
  • DARF de renda variável;
  • Documento que apresente o controle e a apuração mensal da compra e da venda de ações, quando for o caso;

Seus Pagamentos e Doações

  • Comprovantes de pagamento de despesas referentes a planos de saúde ou seguros, com a indicação do CNPJ da empresa;
  • Comprovante de pagamento de despesas médicas e odontológicas, com indicação do CNPJ da empresa ou do CPF do profissional que realizou os serviços;
  • Comprovante de pagamento de despesas com educação, com a indicação do CNPJ da entidade e a identificação do aluno (podendo ser o próprio titular ou um dependente);
  • Recibos de doações feitas em favor de terceiros.

Como pôde perceber, a lista é bem extensa, e não se engane, é possível que exista muito mais a procurar. Obviamente, com esses documentos para o Imposto de Renda, o seu trabalho já estará bem adiantado.

Já juntou os seus documentos para o Imposto de Renda?

Neste post, fizemos o possível para criar uma pequena lista com os documentos mais comuns que são exigidos na elaboração de uma Declaração de Imposto de Renda. Todavia, o ponto que queremos destacar é a necessidade de agir de maneira proativa, evitando deixar as coisas para a última hora. Essa organização prévia poderá evitar muitos problemas. Portanto, não a negligencie.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas informações para nortear suas ideias, planos de negócios… E claro, que você consiga separar os seus documentos para o Imposto de Renda com maior eficiência. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador de confiança para fazer o seu Imposto de Renda, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

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