Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Gestão de Custos: 3 Dicas Imperdíveis para Salões de Beleza!

Gestão de Custos: 3 Dicas Imperdíveis para Salões de Beleza!

Aqueles que conhecem a Doria Contabilidade sabem que uma das nossas grandes especialidades é o segmento de salões de beleza. Afinal, são anos de parceria com empresários desse segmento, fortalecendo os controles financeiros, a gestão de custos e, claro, ajudando esses negócios a alcançarem o sucesso.

Como não poderia deixar de ser, os anos de experiência também nos permitiram encontrar pontos em que esses negócios, de forma geral, encontram enormes dificuldades. Obviamente, com o nosso apoio, muitos parceiros conseguiram superar essas adversidades.

Sendo assim, neste post resolvemos trazer 3 incríveis dicas para lhe ajudar a melhorar a gestão de custos do seu salão de beleza, já que esse é um dos grandes problemas encontrados nesse segmento. Portanto, não deixe de acompanhar até o fim, pois, quem sabe, você pode até estar perdendo dinheiro ou deixando de ganhá-lo. Confira!

Por que apostar em uma melhor gestão de custos?

Como todos sabem, um salão de beleza é caracterizado por ser uma empresa de prestação de serviços. No entanto, para que esses serviços possam ser realizados, será necessário fazer uso de diversos produtos. Isto é, além dos valores pagos aos profissionais que executam os serviços, os produtos utilizados por eles também fazem parte dos custos.

Além disso, considere, o aluguel do local (se for o caso), os custos com água e eletricidade e outros elementos que irão compor tudo aquilo que deverá ser gasto para que os serviços possam ser realizados com eficiência. Enfim, como pôde perceber, são tantos aspectos que muitas vezes um serviço específico pode estar dando prejuízo sem que o gestor saiba.

Assim, podemos dizer que uma boa gestão de custos, também faz parte de um excelente controle financeiro. Aliás, em nosso eBook: “Gestão Financeira: Um Guia para o(a) Empreendedor(a) de Sucesso!”, ressaltamos a importância de, não apenas calcular e registrar números, mas também saber como eles se comportam a fim de otimizar o negócio como um todo.

Pense bem, para fazer o seu negócio dar certo, todo o tempo investido em planejamento e na criação de controles financeiros eficientes jamais será um desperdício. Portanto, uma boa gestão de custos poderá representar melhores resultados. Então, vamos às dicas…

Gestão de Custos no Salão de Beleza: Conheça os Custos!

Para começar, temos que conhecer os custos que compõem cada serviço oferecido. Obviamente, deixaremos de lado as nomenclaturas e especificidades da contabilidade para poder lhe apresentar as informações de forma clara e perfeitamente aplicável. Portanto, os contadores que nos perdoem! Vamos lá:

  • Faça uma relação de todos os serviços oferecidos pelo salão de beleza;
  • Para cada serviço, relacione tudo que é necessário, em termos de custos, para que cada um dos serviços seja muito bem feito. Nesse caso, considere:
    • O valor pago ao profissional;
    • O tempo para o serviço ser finalizado;
    • Os produtos e as quantidades que serão utilizadas;
    • Outros recursos ou equipamentos que forem necessários.
  • Converta tudo isso em valores e terá os custos de cada serviço.

Conforme poderá perceber, trata-se de um exercício muita atenção aos detalhes. E claro, muitas coisas serão negligenciadas, já que muitos serviços podem ser complexos e cheios de nuances. No entanto, o importante é adotar essa mentalidade observadora a fim de avaliar tudo sob as óticas quantitativas e qualitativas.

Gestão de Custos no Salão de Beleza: Controle os Custos!

Agora que você já conhece os custos inerentes a cada serviço, sua gestão de custos deverá estabelecer bons controles. Isto é, formas de evitar desperdícios ou o mal uso de certos produtos e equipamentos. Nesse caso, uma boa ideia, é fazer alguns testes. Por exemplo:

  • Solicite a um profissional que especifique a quantidade utilizada de determinado material para a realização de determinado procedimento;
  • Observe tudo que ele faz durante o procedimento, mantendo o foco nos equipamentos e produtos utilizados;
  • Verifique o tempo gasto para a execução total do serviço.

Parece simples, mas, com esse exercício, será possível estabelecer controles muito interessantes. Pense bem, agora que sabe a quantidade exata de determinado material que é necessária para a execução daquele serviço, os desperdícios serão minimizados. E claro, será possível dar um valor específico para aquela quantidade a fim de ajudar a compor o custo do serviço.

Gestão de Custos no Salão de Beleza: Avalie tudo!

Nesta última dica, nossa gestão de custos será levada até um aspecto mais subjetivo. Afinal, não basta cortar custos de forma indiscriminada e deixar a qualidade do serviço cair. Desse modo, será necessário realizar um exercício de bom senso e avaliar se as medidas adotadas estão atendendo às metas financeiras e, ao mesmo tempo, garantindo a satisfação dos clientes e motivação dos profissionais envolvidos.

Neste ponto da gestão de custos, o ideal é conversar. Pergunte aos clientes se eles estão satisfeitos com o serviço. Se os clientes retornarem, a restrição nos custos está correta, ou seja, os controles não prejudicaram a qualidade do serviço. O ideal é encontrar um ponto de equilíbrio, um limite entre o controle aceitável e o controle destrutivo.

Vamos fazer uma incrível gestão de custos no seu Salão de Beleza?

Neste post, fizemos o possível para lhe apresentar três excelentes dicas para favorecer a gestão de custos no seu salão de beleza. Como pôde perceber, nossa intenção foi simplificar algumas ideias e lhe apresentar as direções para controles eficientes.

Por fim, esperamos que, com essas informações, você consiga dar os primeiros passos em prol de uma gestão de custos eficiente. Caso tenha alguma dúvida sobre este ou outros assuntos, não deixe de falar conosco, estaremos à disposição. Não se esqueça que temos um time especializado e pronto para atender ao seu Salão de Beleza. E, claro, não deixe de compartilhar, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados