Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Normas da Vigilância Sanitária? Um Guia Para Salões de Beleza!

Normas da Vigilância Sanitária? Um Guia Para Salões de Beleza!

Diversos tipos de negócios devem atender às normas da vigilância sanitária para poder legalizar suas empresas e mantê-las em funcionamento, dentro dos parâmetros estabelecidos pela lei. Desse modo, sabendo que a Doria Contabilidade é uma especialista em salões de beleza, alguns leitores interessados no segmento nos questionaram sobre alguns procedimentos a serem realizados, para evitar problemas em seus salões.

Sendo assim, nesse post faremos um breve resumo das principais normas da vigilância sanitária, com o intuito de esclarecer as dúvidas dos nossos leitores e, com sorte, a sua também. Portanto, se você possui um salão ou está pensando em abrir um, não deixe de conferir até o final, ok? Vamos começar então?

Por que atender às normas da vigilância sanitária?

Dentre as dicas que oferecemos em nosso blog para a abertura de certos tipos de negócios, como salões de beleza, clínicas estética e clínicas odontológicas, fizemos questão de deixar bem claro que o atendimento às normas da vigilância sanitária não é uma opção, mas sim, uma obrigação.

Sabendo disso, é imperativo compreender que não atender a todas as normas pode, para negócios novos, impedir a conclusão do processo de legalização e, para os negócios existentes, impedir a continuidade das operações.

Sendo assim, estar a par de todas as normas é extremamente necessário para evitar que o seu negócio seja prejudicado. Aliás, é bom ressaltar que o atendimento às normas vai muito além de um procedimento legal, visto que diversas alterações devem ser feitas na estrutura e nos procedimentos gerenciais do seu negócio.

Felizmente, como especialista nesses procedimentos, a Doria Contabilidade elencou aqui alguns procedimentos importantes que você poderá começar a aplicar hoje mesmo… Vamos conhecê-los?

Normas da vigilância sanitária para a estrutura do salão de beleza

Agora que já sabemos sobre a importância de atender às normas de vigilância sanitária, podemos começar a tratar dos detalhes e falar sobre os principais procedimentos para cumprir exatamente aquilo que é requisitado pelo referido órgão.

Sendo assim, comecemos falando sobre a estrutura do seu estabelecimento. Afinal, atendendo a esses pontos, aqueles que estão pensando em abrir o seu negócio nesse segmento, não terão problemas ao requerer a liberação da vigilância sanitária. Desse modo, será necessário considerar os seguintes pontos:

  • A localidade do salão de beleza deve ser independente de qualquer edificação residencial;
  • No interior do salão será necessário ter um ambiente próprio para a higienização e lavagem dos materiais;
  • O ambiente deve permanecer sempre limpo e possuir circulação de ar;
  • Certos móveis como cadeiras e macas, devem ser revestidos com material impermeável.

Conforme pôde perceber, são algumas regras básicas que funcionam como pontos iniciais para que o salão possa, no mínimo, iniciar suas atividades. Obviamente, essas são apenas algumas das normas da vigilância sanitária, pois cada negócio possui suas especificidades e, portanto, será necessário conhecer melhor as regras da região e do segmento para poder evitar problemas.

Normas da vigilância sanitária para materiais e produtos.

Agora que já conhecemos alguns pontos importantes para estruturar o negócio em consonância com as normas da vigilância sanitária, podemos falar sobre os cuidados a serem tomados com materiais e produtos diversos.

Assim, talvez o ponto mais importante a ser ressaltado é a grande quantidade de avisos acerca da utilização do formol e da esterilização dos materiais. Presente em diversos produtos do segmento, o formol é uma substância extremamente perigosa que, por consequência, demanda cuidados especiais.

Portanto, é bom atentar para o fato de que o formol só pode ser utilizado na fórmula de certos cosméticos, desde que estejam de acordo com as formas e quantidades estabelecidas nas normas da vigilância sanitária. Aliás, a adição de formol ou outra substância aos produtos sujeitos à vigilância sanitária, configura um crime gravíssimo. Isto é, fique sempre em alerta com o formol.

Em relação a outros materiais, como bisturis, navalhas e agulhas, será necessário um local de descarte, visto que esses itens não podem ser reutilizados. Além disso, os materiais que já foram esterilizados, devem ser embalados e armazenados em um local próprio para esse tipo de material. E não se esqueça de manter um controle rígido sobre as datas de validade.

Normas da vigilância sanitária para serviços específicos

Por fim, resta-nos falar sobre as normas da vigilância sanitária que se relacionam com serviços típicos do segmento. Por exemplo, em relação aos cuidados com os cabelos, as recomendações indicam que os produtos devem apresentar registros na Anvisa.

Além disso, é altamente recomendado que diversos procedimentos, especialmente os que usam produtos químicos, sejam evitados quando o cliente apresentar lesões ou irritações no couro cabeludo. Novamente, cabe lembrar que os produtos utilizados durante o tratamento capilar devem estar devidamente esterilizados.

Em relação aos serviços de manicure, pedicure e podologia, é ideal manter um controle rígido sobre os ciclos de esterilização dos materiais e possuir um local específico para que esses serviços possam ser realizados dentro das normas da vigilância sanitária.

Vamos atender à normas da vigilância sanitária?

Neste post, resolvemos apresentar algumas dicas pontuais acerca das normas da vigilância sanitária. Nossa intenção, como pôde perceber, foi apresentar alguns pontos importantes que poderão reverberar nos resultados do seu negócio e na continuidade dos serviços.

Por fim, ressaltamos que cada negócio possui suas particularidades e, por isso, um acompanhamento especializado sempre será uma excelente forma de evitar problemas. Portanto, caso precise de qualquer instrução acerca dos procedimentos de legalização, saiba que, incluindo as normas da vigilância sanitária, a Doria Contabilidade realiza todas as etapas de forma rápida e eficiente. Não deixe de falar conosco, ficaremos felizes em ajudar. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados