fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Saiba o que acontece se você não declarar o Imposto de Renda!

Saiba o que acontece se você não declarar o Imposto de Renda!

Quando o assunto é Imposto de Renda, muito se fala sobre a tão temida Malha Fina e sobre a importância de atender ao prazo estabelecido pela Receita Federal. Sim, esses pontos são os mais importantes, é verdade. Mas você sabe o que pode acontecer se você não declarar o Imposto de Renda? Isto é, se você estiver dentro das normas de obrigatoriedade e não realizar a declaração, sabe o que acontece?

Diante dessa questão, resolvemos reunir aqui algumas informações que irão explicar exatamente o que acontece se você não declarar o Imposto de Renda. Além das multas, existem alguns bloqueios que podem atrasar a sua vida de uma forma considerável. Sendo assim, não deixe de conferir e conheça a importância de entregar a Declaração de Imposto de Renda dentro do prazo e dos conformes. Vamos começar?

Os problemas por não declarar o Imposto de Renda

Bem, como todos sabem, temos até o fim do mês de abril para realizar a entrega da Declaração de Imposto de Renda. Como sempre costumamos destacar, deixar as coisas para a última hora pode ser um grande risco, mas há pessoas que fazem isso. Pior ainda, há pessoas que simplesmente decidem não declarar o Imposto de Renda. Isso mesmo!

Essas pessoas, por inúmeros motivos, deixam de entregar a declaração e se colocam à mercê das multas. No entanto, as multas não são os únicos problemas inerentes ao ato de não declarar o Imposto de Renda. Acompanhe abaixo, os outros problemas que a não entrega pode gerar…

Problemas com a emissão de passaportes e vistos

Não declarar o Imposto de Renda é algo que pode prejudicar o contribuinte em diversas esferas da vida. Para começar, podemos citar que a capacidade do mesmo de emitir o seu passaporte fica restringida. Isso acontece, pois quem não entrega a declaração fica impedido de solicitar a emissão desse documento.

Ademais, é sempre bom lembrar que a comprovação da renda é um requisito para solicitação do visto para diversos países. Logo, quem não declarar o Imposto de Renda também não terá sucesso na solicitação desses vistos.

Problemas em Concursos Públicos

Imagine que você tenha se preparado por anos para participar de determinado Concurso Público. Por todo o seu esforço, você finalmente consegue a aprovação. Todavia, suponhamos que você não tenha feito a declaração de Imposto de Renda. O que acontece? Pois é, todo o seu esforço pode ser desperdiçado, já que estar com a situação em dia perante a Receita Federal é um requisito para a investidura em cargos públicos.

Problemas com o CPF

Como não poderia deixar de ser, o simples ato de não declarar o Imposto de Renda já é capaz de “manchar” o seu CPF. Rapidamente, a Receita Federal declara o seu CPF como irregular e esse status indica que você deve resolver suas pendências o quanto antes.

Além do mais, com um CPF irregular, as suas relações comerciais podem ser prejudicadas de forma sensível. Para começar, seu nome será negativado em serviços de proteção ao crédito como SPC e Serasa. Em outros casos, quando é solicitada a apresentação de certidões negativas, você não conseguirá emitir certos documentos.

Por fim, para complicar ainda mais a sua situação, um CPF irregular pode dificultar, e muito, a sua relação com instituições financeiras. Desse modo, até mesmo a abertura de uma conta corrente simples pode ser extremamente prejudicada.

A multas por não declarar o Imposto de Renda

Como já pôde notar, não declarar o Imposto de Renda pode lhe dar muitas dores de cabeça. Contudo, além dos problemas apresentados acima, jamais podemos esquecer das multas. Nesse caso, não entregar a declaração ou entrega-la com inconsistências acaba produzindo o mesmo resultado.

De acordo com as normas, a multa por atraso na entrega é de 1% ao mês sobre o valor do imposto a pagar, podendo alcançar até 20% do valor devido. Essa multa é apresentada quando o contribuinte resolve, depois do prazo, enviar a sua declaração.

Após receber a notificação da multa, será necessário pagá-la dentro de um prazo de 30 dias após a entrega. Cabe lembrar que as pessoas que possuem imposto a restituir, caso não realizem a entrega, também estarão sujeitas à multa, que será abatida do valor a receber, já com as devidas correções.

Para finalizar, é sempre bom lembrar que as dívidas junto à Receita Federal podem ser parceladas em até oito vezes. Essa opção pode ser interessante para quem não deseja ter os problemas citados, mas está com problemas financeiros.

Não há motivos para não declarar o Imposto de Renda.

Neste post, tratamos de apresentar todos os problemas inerentes ao ato de não declarar o Imposto de Renda. Conforme pôde perceber, a não entrega ou o atraso podem gerar muitas dores de cabeça. Sinceramente, não há motivos para passar por isso, já que o prazo não é tão apertado assim e você pode garantir que tudo esteja dentro dos conformes, ao contratar um bom contador para lhe ajudar com a sua Declaração de Imposto de Renda.

Por fim, esperamos que agora você saiba o riscos que estará correndo se não declarar o Imposto de Renda ou declará-lo fora do prazo (ou com erros)… E claro, se você quiser evitar esses problemas, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição para lhe ajudar com a sua declaração. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×