Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Centro de Estética? Descubra como abrir o seu negócio agora mesmo!

Centro de Estética? Descubra como abrir o seu negócio agora mesmo!

É inegável que o ser humano tem uma grande preocupação com a própria beleza. Aliás, isso é o que justifica a grande quantidade de salões de beleza e clínicas de estética no Brasil. Afinal, se trata de um ramo que sempre possui um mercado e, como consequência, que sempre gera resultados. Obviamente, para que os resultados possam chegar em um mercado com tanta competitividade, saber estruturar o negócio e estabelecer um diferencial é essencial para o sucesso de um centro de estética.

Sendo assim, como já falamos sobre salões de beleza em outros posts, nesse momento iremos focar na criação do seu centro de estética. Com isso, você terá uma boa série de dicas para começar a planejar o seu negócio de sucesso! Vamos começar?

Os primeiros passos para um centro de estética vencedor...

Conforme já adiantamos em nossa introdução, um centro de estética é voltado a atender à enorme demanda de seres humanos preocupados com suas aparências. Desse modo, os serviços oferecidos por um negócio do gênero incluem tratamentos corporais ou faciais, com a utilização de cosméticos e/ou equipamentos, com o intuito de promover aprimoramentos estéticos nos pacientes.

Nesse caso, o primeiro passo para um centro de estética vencedor é elaborar um plano de negócios eficiente e realizar um estudo de mercado. De qualquer modo, sobre o mercado, é possível dizer que:

  • Tradicionalmente, a maior parte do público-alvo é de gênero feminino. Entretanto, algumas pesquisas indicam que o público masculino vêm demonstrando grande interesse por serviços estéticos. (Esse pode ser um diferencial);
  • Trata-se de um setor que apresenta alterações constantes em relação a tecnologias, produtos e procedimentos;
  • Por estar intimamente ligado à área de saúde, a apresentação, bem como a limpeza e a higiene desse negócio devem ser impecáveis;
  • Há grande concorrência, mas isso quer dizer que existe um mercado e, sabendo explorá-lo, um negócio irá obter sucesso.

Em relação ao plano de negócios, não deixe de conferir um modelo simplificado que criamos para ajudar os empreendedores.

Exigências legais de um centro de estética...

Conforme foi dito na seção anterior, um centro de estética está intimamente ligado à área de saúde. Não à toa, além dos procedimentos legais comuns a todas as empresas, será necessário atender às normas e procedimentos da Vigilância Sanitária.

Mesmo assim, podemos enumerar as exigências legais de um centro de estética da seguinte forma:

  • Registros na Junta Comercial e no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);
  • Registro na Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Registro na Prefeitura Municipal para obtenção do chamado “alvará de funcionamento”;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal, para o recolhimento anual da Contribuição Sindical Patronal);
  • Cadastro no sistema “Conectividade Social”;
  • Alvará do Corpo de Bombeiros Militar.

Além dessa extensa lista, cabe ressaltar que a obtenção do Alvará de Licença Sanitária só será possível após a realização de uma vistoria na qual serão avaliadas as instalações do negócio. Desse modo, se a estrutura e as instalações do seu centro de estética estiverem de acordo com o Código Sanitário, você não terá problemas.

Por fim, cabe ressaltar que a obtenção de todos os documentos e a legalização do negócio demanda um profissional capacitado, geralmente um contador, para instruir os processos e realizar os procedimentos burocráticos dentro da legalidade. Se o profissional possuir experiência no setor, melhor ainda.

Os recursos e a estrutura do seu centro de estética...

Assim como foi apresentado na seção anterior, as instalações de um centro de estética devem estar em conformidade com o Código Sanitário. Felizmente, por conta dessas exigências, já é possível ter uma ideia clara de todos os aspectos estruturais necessários para inaugurar a sua clínica de estética.

Mesmo assim, cabe ressaltar que a estrutura do seu negócio pode representar um diferencial competitivo. Sendo assim, digamos que, por exemplo, você possua um estacionamento exclusivo para clientes ou diversas opções de acessibilidade. Com isso, você irá ultrapassar os requisitos básicos e estará oferecendo mais opções para os clientes.

Além disso, cabe lembrar que um centro de estética tem um aspecto clean por natureza. Assim sendo, talvez seja interessante adicionar opções sustentáveis ou ecologicamente corretas para potencializar o impacto visual.

Em relação aos recursos, tudo dependerá da estrutura escolhida e dos serviços que serão oferecidos. Afinal, quanto maior for a variedade de serviços maior será o número de profissionais envolvidos. Aliás, outro ponto importante diz respeito aos equipamentos utilizados no centro de estética. Como se trata de um segmento repleto de inovações, será necessário dispor dos recursos para manter a qualidade dos serviços e adquirir novos equipamentos.

De qualquer modo, de acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, é possível dizer que os custos para a abertura de um centro de estética profissional fiquem em torno de R$ 230 mil. Obviamente, o cálculo é feito com base em médias e projeções, mas serve para que possamos ter uma ideia inicial.

Deseja abrir um centro de estética?

Neste post, fizemos questão de elencar algumas dicas relacionadas à abertura de um centro de estética. Conforme pôde notar, um negócio desse tipo demanda bastante planejamento e atenção a todas as suas peculiaridades. Sendo assim, caso queira dar continuidade ao plano, faça o possível para que tudo esteja de acordo com as normas legais e, obviamente, para que tudo esteja planejado de forma estratégica e coerente.

Por fim, gostaríamos de ressaltar a necessidade de obter o apoio de um excelente contador para que as obrigações legais sejam atendidas e para que os resultados do seu centro de estética possam ser mensurados de forma eficiente. Se quiser contar com especialistas no ramo, não deixe de falar conosco. Bem, até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados