fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Profissional Liberal ou Pessoa Jurídica? Como decidir?

Profissional Liberal ou Pessoa Jurídica? Como decidir?

Se há uma dúvida que paira sobre as mentes dos profissionais liberais constantemente é: ser profissional liberal ou pessoa jurídica? Pois é, muitos profissionais ainda se questionam se abrir uma empresa é realmente benéfico para seus negócios.

Por esse motivo, resolvemos criar este post para acabar com essa dúvida de uma vez por todas. Ao fim da leitura, você ficará sabendo como decidir entre ser profissional liberal ou pessoa jurídica, conhecerá a forma de projetar situações e terá uma base sólida para escolher. Então, sem mais delongas, vamos começar?

Profissional Liberal ou Pessoa Jurídica? Comecemos pelos conceitos...

Para começar, é importante definir o que é um profissional liberal e o que é uma pessoa jurídica. Afinal, como você poderia fazer uma boa escolha sem conhecer as particularidades de cada opção.

Começando pelo Profissional Liberal, temos uma pessoa física atuando de forma autônoma. Nesse caso, é importante saber que Profissionais Liberais e autônomos têm um ponto diferente, e crucial: Profissionais Liberais devem ter ensino superior e ser regulados por órgãos de classe, como o CRC, o CRM, o CRO, o CRN, a OAB, etc.

Para exemplificar, podemos dizer que a Doria Contabilidade é especialistas em negócios de profissionais liberais, com ênfase em profissionais de Nutrição, Dentistas e Advogados. Perceba que essas profissões exigem diplomas de curso superior e os devidos registros nos órgãos de classe.

Agora, usando os três segmentos do exemplo, podemos passar para a explicação sobre as pessoas jurídicas. Isto é, quando uma nutricionista, um dentista ou um advogado resolvem abrir uma empresa, eles deixam de profissionais liberais e passam a atuar com uma personalidade diferente. Essa personalidade é a empresa que eles criaram.

Profissional Liberal ou Pessoa Jurídica? Qual é melhor?

Apesar de, na maioria dos casos, ser PJ (pessoa jurídica) possa representar maior economia no que diz respeito aos impostos, a prudência nos leva a responder a questão sugerida no título do seguinte modo: depende.

Essa resposta é a mais adequada, pois cada negócio tem as suas particularidade. Sim, de modo geral, os impostos e a segurança em ser PJ compensam mais do que a grande carga tributária de ser Profissional Liberal.

Ainda assim, a decisão jamais deve ser tomada com base em números gerais e achismos. Uma boa contabilidade deverá avaliar cada caso, considerando as opções.

Por exemplo, em média, a economia de um dentista, trocando de profissional liberal para pessoa jurídica, gira em torno de 4,5% a 5,0%. Mas não é possível pontuar que todos os dentistas terão a mesma economia, já que a estrutura dos custos, o faturamento e outras variáveis devem ser consideradas no cálculo.

Isso quer dizer que, quando você se deparar com o dilema de ser Profissional Liberal ou Pessoa Jurídica, a decisão correta é procurar por instruções de um contador. Obviamente, contadores especializados na sua área de atuação são ainda mais indicados.

Mas não se trata apenas de impostos...

Infelizmente, a dificuldade na escolha entre Profissional Liberal ou Pessoa Jurídica não fica restrita apenas aos tributos. Cada uma das opções apresenta também algumas obrigatoriedades.

Nesse caso, ser profissional liberal pode, a princípio, ser mais vantajoso, já que a contabilidade se limita a realizar registros em um Livro Caixa, ao passo que uma Pessoa Jurídica exige uma contabilidade mais bem elaborada, com obrigações acessórias e muito mais. Ademais, ser PJ exige a adequação a um tipo empresarial e a um regime tributário. E isso, claro, exige estudos mais profundos.

Entretanto, essas diferenças entre as opções não chegam a ser um grande problema. Pense bem: em ambos os casos, você estará contando com o apoio de um profissional contábil, logo, todo o trabalho ficará a cargo da contabilidade. Sim, é possível que o valor dos serviços varie, mas você pode considerar a economia com impostos e vai perceber que, no fim, valerá a pena em qualquer cenário.

O papel do contador...

Aproveitando a deixa, já que tocamos na figura do contador, é bom ressaltarmos que a atuação desse profissional será benéfica em qualquer uma das duas situações. Desde o início, o contador ajudará a adequar o seu negócio às regras, seja como Profissional Liberal ou Pessoa Jurídica.

E mais, na verdade, o valor do serviço contábil já poderá ser verificado antes mesmo de o negócio ter início. Isso acontece, pois ao recorrer a um bom contador, você terá acesso a uma série de projeções e situações que lhe ajudarão a tomar a melhor decisão.

Leve o seu plano de negócios e exponha as suas ideias ao profissional contábil. Sem dúvidas, ele irá avaliar o seu caso e dar informações cruciais para o seu sucesso.

Vamos tirar o seu plano do papel?

Neste post, tratamos de apresentar alguns pontos importantes diante das questões sobre qual é melhor: Profissional Liberal ou Pessoa Jurídica. Como pôde perceber, tudo é uma questão de avaliação. Desse modo, o interessante é recorrer a um profissional contábil com o intuito de receber uma boa avaliação. Certamente, os dados apresentados irão definir um caminho adequado para a sua jornada de sucesso.

Por fim, esperamos que as dicas apresentadas tenham lhe ajudado a tomar uma boa decisão diante do dilema de ser Profissional Liberal ou Pessoa Jurídica. E, claro, se precisar de alguma ajuda para legalizar e gerenciar o seu negócio, em qualquer um dos casos, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estamos à disposição. A Doria Contabilidade é especialista negócios de prestadores de serviços (Profissional Liberal e PJ) e vai adorar te ajudar. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×