fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Regime Tributário para Advogados: Qual é o Melhor?

Regime Tributário para Advogados: Qual é o Melhor?

A escolha do Regime Tributário adequado é uma das decisões mais importantes em um negócio. Esse regime irá definir a forma como a sua empresa irá recolher os impostos por, pelo menos, um ano. No caso deste post, resolvemos lhe ajudar a definir o melhor regime tributário para advogados.

Como irá perceber, tratamos de explicar a importância de escolher um bom regime tributário e como o planejamento, nesse sentido, pode ser benéfico para o seu negócio. Por isso, se sua intenção é pagar menos impostos, dentro das normas legais, não deixe de acompanhar até o fim.

Por que eu devo escolher o melhor Regime Tributário para Advogados?

Conforme já foi dito, é a escolha de um Regime Tributário adequado que define a forma com o seu negócio irá recolher os impostos. Uma escolha equivocada, pode levar a sua empresa a pagar mais impostos do que deveria. E, claro, nenhum(a) empresário(a) deseja isso.

Em um escritório de advocacia, o melhor regime tributário para advogados será aquele que permitir o recolhimento dos impostos, no valor mais baixo e dentro da lei.

Por consequência, o melhor regime tributário para advogados irá garantir um aumento no lucro líquido e conferir maior segurança financeira ao negócio. Ademais, com o regime definido, o escritório estará blindado contra a fiscalização e poderá mitigar os efeitos da pesada carga tributária do nosso país.

E como definir o melhor Regime Tributário para Advogados?

Bem, a melhor forma de definir o Melhor Regime Tributário para Advogados é realizando um planejamento tributário. Para tanto, o recomendado é que você recorra a um profissional de contabilidade (de preferência, um especializado na sua área de atuação).

Com o apoio do contador, você terá acesso a projeções interessantes e poderá testar a qualidade da escolha em diversas situações hipotéticas.

Cabe lembrar que a escolha do Regime Tributário deve ser feita no início do ano, forçando a empresa a manter essa decisão por 12 meses. Essa limitação deixa clara a importância de um bom planejamento.

Afinal, cada negócio tem as suas particularidades. Se não houver um planejamento bem feito, considerando todos os aspectos do negócio de forma precisa, a empresa terá que passar 12 meses lidando com uma carga tributária incompatível com os resultados.

Obviamente, o Contador é um parceiro de negócios, um consultor que irá lhe oferecer os dados necessários para lhe ajudar a tomar essa decisão tão importante. Logo, não negligencie o poder de um profissional de contabilidade, muito menos se ele for especialista em Contabilidade para Advogados.

E qual é o melhor Regime Tributário para Advogados?

A resposta para essa pergunta é simples: depende. Sim, infelizmente, a resposta é subjetiva. Isso acontece, pois o que funciona para um negócio pode não funcionar para outro.

A princípio, poderíamos pontuar que o Simples Nacional é o Melhor Regime Tributário para Advogados. Esse é o regime que, na maioria dos casos, melhor se encaixa com negócios da área jurídica.

Contudo, seria leviano pontuar isso sem conhecer o seu negócio a fundo. Dependendo das suas operações e dos seus objetivos, é possível que o Simples Nacional não seja a melhor opção. Daí, teríamos que recorrer ao Lucro Presumido ou ao Lucro Real.

De todo modo, para você ter uma ideia geral, os regimes tributários para advogados costumam se comportar da seguinte forma:

  • Simples Nacional: recolhimento de impostos através do DAS (guia única), com alíquotas variando entre 4,5% e 16,90%, dependendo do faturamento da empresa. Lembrando que o limite de faturamento do Simples Nacional é de R$ 4.800.000,00 por ano;
  • Lucro Presumido: nesse caso, o recolhimento é feito com base em uma margem de lucro presumida, que é formada em função da receita bruta e do segmento. Para o caso dos advogados, que prestam serviços, a alíquota é de 32%;
  • Lucro Real: essa opção é mais indicada para empresas com alto faturamento, já que os impostos são recolhidos em função do lucro líquido.

Resumindo, a princípio, o Simples Nacional é o melhor Regime Tributário para Advogados. Ainda assim, não seria correto pontuar isso como uma regra absoluta. Planejar é essencial.

Vamos definir o melhor Regime Tributário para Advogados?

Como pôde notar, escolher o melhor Regime Tributário para Advogados não é tão simples quanto se imagina. Em um primeiro momento, e na maioria dos casos, o Simples Nacional costuma ser a melhor solução.

Entretanto, a importância de um planejamento tributário preciso não pode ser negligenciada (nunca!). Aliás, é bom ressaltar que o planejamento tributário não deve ser feito uma única vez. Pelo contrário, bons contadores são aqueles que buscam por soluções constantemente.

Isto é, se o Simples Nacional, em determinado ano, não for a melhor opção, o seu contador deverá acompanhar as mudanças e propor a solução mais econômica possível. E sim, quanto mais o profissional de contabilidade conhecer os pormenores do seu negócio, melhor será a atuação dele em relação às táticas de elisão fiscal.

Por fim, esperamos que as informações apresentadas aqui lhe ajudem a entender a importância de um bom planejamento tributário e, por consequência, a definir o melhor regime tributário para advogados. E, claro, se precisar de alguma ajuda para diminuir a carga tributária do seu negócio, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estamos à disposição. A Doria Contabilidade é especialista em Contabilidade para Advogados e vai adorar te ajudar. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | Todos os Direitos Reservados

×