fbpx

Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Burocracia para abrir uma empresa? Conheça esse e outros desafios!

Burocracia para abrir uma empresa? Conheça esse e outros desafios!

Ao contrário do que muitos pensam, a burocracia para abrir uma empresa não é o único obstáculo no caminho de um empreendedor. Sim, a burocracia existe e consegue dificultar o processo de legalização, mas existem alguns outros fatores que fazem a vida do empresário brasileiro ser mais difícil do que deveria.

Sendo assim, além de falar sobre a burocracia para abrir uma empresa, iremos destacar alguns pontos que atrapalham os planos dos empreendedores no Brasil. E claro, apresentaremos as soluções para cada caso. Afinal, de que adianta falar dos problemas e não apresentar um plano para resolvê-los? Então, não deixe de conferir até o fim, pois este post será essencial para quem deseja dar início a um novo negócio no ano de 2019. Vamos começar?

Antes de começar, a burocracia para abrir uma empresa

O curioso é que a burocracia para abrir uma empresa começa antes de o empreendedor começar a dar entrada nos processos de legalização. Isso acontece, pois, para abrir um negócio, uma série de atitudes devem ser tomadas (ou, pelo menos, planejadas) de forma antecipada.

Desse modo, para princípio de conversa, o primeiro passo vai ser decidir entre os muito tipos empresariais que existem no Brasil. Obviamente, cada uma das opções (LTDA, EIRELI, EI, MEI, ME, EPP, etc.) traz um conjunto de normas e peculiaridades. Por isso, um planejamento inicial deve ser feito com muito cuidado.

Outro ponto importante é realizar diversos estudos a fim de garantir que o negócio será viável. Nesses estudos, são estabelecidos os locais do empreendimento, os elementos contra e os elementos a favor. Enfim, podemos dizer que esse processo é uma espécie de “requisito para a legalização”. Isto é, se a pessoa realmente estiver interessada em criar um negócio bem estruturado desde o início, com vistas a alcançar os resultados almejados.

Como não poderia deixar de ser, esse período anterior à legalização deve ser muito bem pensando e, por isso, tende a ser bastante demorado e complicado. Nesse caso, para agilizar os processos, jamais negligencie o potencial de um consultor no mundo dos negócios ou um contador experiente. Esses profissionais poderão favorecer os seus planos de um forma substancial.

A burocracia para abrir uma empresa, efetivamente

Como já pôde perceber, dar início a um negócio de uma forma bem organizada e estruturada dá muito trabalho. No entanto, lembre-se que todos os sacrifícios valem a pena e, sem dúvidas, o tempo gasto na fase de “pré-legalização” irá reverberar nos seus resultados futuros.

De qualquer forma, agora podemos realmente conhecer toda a burocracia para abrir uma empresa. E, sinceramente, aqui no Brasil, ela é um desafio imenso. Só para você ter uma ideia, nosso país ocupa o 140º em um ranking do Banco Mundial, que relaciona os países mais fáceis para se abrir uma empresa. Isso deixa claro que a tarefa não é nada fácil.

E realmente, quando paramos para analisar, o Brasil apresenta, em média, 11 procedimentos para que uma pessoa possa abrir uma empresa. Na Nova Zelândia, por exemplo, existe apenas 1. E claro, além da burocracia para abrir uma empresa, o custo médio corresponde a 4,2% do capital social, com um prazo médio de 83,6 dias para finalizar o processo. Logo, abrir uma empresa no Brasil é caro e demorado.

Agora, tente pensar como é a vida dos empresários que não possuem um apoio especializado para enfrentar todo esse processo. Complicado, não é mesmo? Até mesmo para nós, aqui da Doria Contabilidade, com nossos profissionais que possuem toda a expertise e conseguem agilizar ao máximo, as regras continuam atrapalhando. Definitivamente, a burocracia para abrir uma empresa pode desanimar um empreendedor.

Mesmo assim, é importante lembrar que a Doria Contabilidade agiliza os processos ao máximo. Melhor ainda, nossa Black Friday está oferecendo o serviços de abertura de empresas de forma completamente gratuita para alguns segmentos. Não deixe de conferir. Essa pode ser a oportunidade ideal para dar início aos seus negócios!

Os problemas além da burocracia para abrir uma empresa

Um dos problemas que costumam atrapalhar o empreendedorismo no Brasil, diz respeito a um ponto que um bom planejamento pode resolver: a logística. Esse aspecto, muitas vezes, acaba trazendo diversos impedimentos aos empresários, em relação aos locais de produção e de comercialização.

Sem contar que, o outro problema, a alta carga tributária, pode ficar ainda maior, em transações entre estados, etc. E claro, já que falamos nos impostos, é inegável que a quantidade e variedade de impostos pode ser um grande problema para os empreendedores do Brasil.

Para sanar esses problemas, o planejamento inicial é a forma mais eficiente de estabelecer diretrizes confiáveis e formas de diminuir a carga tributária dentro da lei. Aliás, em nossa Black Friday, que durará até o dia 20/12, estamos oferecendo um conjunto de planejamentos totalmente gratuitos para quem migrar a sua contabilidade para o nosso escritório. Essa é outra chance de ouro. Não perca!

Vamos superar toda essa burocracia para abrir uma empresa?

Neste post, fizemos o possível para falar sobre a burocracia para abrir uma empresa e outros problemas que se colocam no caminho dos empreendedores brasileiros. Como pôde notar, empreender no Brasil não é nada fácil, mas é uma tarefa que, com um bom planejamento e um apoio especializado, pode ser desempenhada com extrema eficiência.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas dicas para nortear suas ideias e planos de negócios. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador para lhe ajudar a superar a burocracia para abrir uma empresa e outros problemas, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados

×