Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

Como Gerenciar uma Empresa: 5 Práticas Prontas para o Sucesso!

Como Gerenciar uma Empresa: 5 Práticas Prontas para o Sucesso!

Com mais de 10 anos de estrada, a Doria Contabilidade já participou de muitas histórias de sucesso. Com isso, acabamos encontrando alguns pontos em comum entre todos os negócios vencedores que conhecemos e conseguimos definir uma espécie de fórmula para aqueles que desejam descobrir como gerenciar uma empresa de um modo eficiente.

Aqui na Doria Contabilidade, nos agarramos à ideia de crescimento sustentável, ou seja, ajudamos nossos parceiros a crescer “com os pés no chão”, dando um passo de cada vez, de uma forma bem estruturada e muito bem instruída. Sendo assim, resolvemos lhe apresentar este pequeno guia com 5 práticas que irão lhe mostrar como gerenciar uma empresa e deixá-la pronta para o sucesso! Vamos começar?

Não há como gerenciar uma empresa sem um bom planejamento!

Planejar é uma prática útil em quase todos os momentos da vida. Sabe como é? Definir bases sólidas para que os saltos dados possam ser ainda mais altos. Realmente, essa é a prática número um e aquela que se sobressai como um elemento de distinção entre um negócio vencedor e um negócio malsucedido.

Assim, quando começar a pesquisar por formas de descobrir como gerenciar uma empresa e prepará-la para o sucesso, jamais deixe de lado a necessidade de planejar. Tente dar um salto no futuro e vislumbrar as mais diversas situações. Obviamente, em relação aos assuntos que você não domina, procure pelo apoio de um profissional habilitado. Enfim, tudo começa com o planejamento e, apenas com sorte, algo não planejado dá certo.

Não há como gerenciar uma empresa sem tomar cuidado com as finanças!

A prática de gerenciar as finanças caminha lado a lado com o ato de planejar. Na verdade, um bom plano irá contemplar todas as práticas que iremos abordar, mas, sem dúvidas, cada prática tem o seu pormenor. No caso das finanças, é necessário definir os mecanismos que serão utilizados, os controles, os valores, metas, a composição dos custos, a precificação… Ufa! Pois é! Ninguém falou que seria fácil.

Entretanto, com um pouco de orientação nessa parte financeira, e com muita organização, de forma rápida, os processos começam a ficar muito claros e podem ser resolvidos de uma forma bem ágil e eficiente. Aliás, caso precise de algumas dicas para uma boa gestão financeira, não deixe de baixar o nosso ebook: “Gestão Financeira: Um Guia para o(a) Empreendedor(a) de Sucesso!”. Nele você encontrará dicas incríveis e planilhas muito interessantes. Não deixe de conferir, é grátis!

Não há como gerenciar um empresa sem controles!

Com certeza, quando alguém tenta descobrir como gerenciar uma empresa da melhor forma possível, sua intenção não é se tornar uma espécie de “tirano dos custos”, que fica, de forma quase paranoica, contando cada centavo desperdiçado ou cada segundo gasto em uma atividade.

Todavia, para obter o sucesso com o seu negócio, procedimentos e controles são mais do que necessários. Não apenas para controlar os custos, mas para garantir a qualidade dos serviços, uma boa segregação de funções junto à equipe de trabalho, processos operacionais mais eficientes, etc.

Controlar não quer dizer que ninguém pode respirar dentro da empresa, controlar significa estabelecer um padrão de funcionamento e corrigir tudo que foge ao padrão, mantendo como objetivo principal a eficiência máxima de cada processo.

Não há como gerenciar uma empresa sem olhar para os arredores!

Ok, embora o título acima possa parecer um tanto quanto confuso, sua ideia básica é simples: olhar para os arredores quer dizer que existem fatores externos à empresa, ou seja, concorrência, inovações tecnológicas, normas, novas leis, clientes, entre outros.

Portanto, aquele que deseja descobrir como gerenciar uma empresa de forma perfeita, deve saber avaliar as forças e as fraquezas do seu negócio e colocá-las diante das ameaças internas e externas. É assim que se alcança o sucesso!

Não há como gerenciar uma empresa sem continuar sempre aprendendo!

Saiba que, nesse caso, o simples ato de ir até o Google e digitar “como gerenciar uma empresa” já é valido. Pois é! A intenção é concluir que, mesmo com anos de experiência e muitos conhecimentos adquiridos, sempre é possível aprender um pouco mais. Ademais, é quase impossível atingir níveis de excelência em todas as áreas do mundo dos negócios. Afinal, como dizem por aí “ou você faz uma coisa muito bem, ou faz várias coisas não tão bem”.

Portanto, faça o possível para ficar em constante aprendizado. Procure por informações, faça cursos, instrua-se com profissionais do ramo, solicite ajuda sempre que for necessário, consulte profissionais habilitados em cada segmento, enfim, aprenda e jamais deixe de aprender.

Já sabe como gerenciar uma empresa com os olhos no sucesso?

Neste post, resolvemos elencar algumas atitudes que podem lhe dizer como gerenciar uma empresa e prepará-la para um futuro muito bem sucedido. Conforme pôde notar, são práticas que devem ser repetidas em uma escala diária, mas, como dizem, “a repetição, leva à perfeição”.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso das dicas apresentadas aqui para levar a sua empresa a alcançar resultados incríveis. Assim, caso você tenha alguma dúvida sobre como gerenciar uma empresa ou sobre outros assuntos, ou precise de um contador especializado  para lhe ajudar, não deixe de falar conosco, estaremos à disposição. E não deixe de compartilhar, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

E não deixe de aprender como gerenciar uma empresa da modalidade MEI. Para tanto, participe do nosso treinamento online gratuito. Inscreva-se e aproveite essa grande chance!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados