Conteúdo de ouro para empreendedores de sucesso

Blog Doria Contabilidade

5 Erros e Atitudes que Podem Levar a sua Empresa à Falência!

5 Erros e Atitudes que Podem Levar a sua Empresa à Falência!

A falência é, sem dúvidas, o maior medo dos empresários. Especialmente aqueles que largaram tudo para empreender e viver à custa dos seus negócios. Afinal, é nesse momento trágico da história de uma empresa que, em tese, o sonho se acaba! Pois é… Imagine um MEI, que larga o seu emprego para criar seu próprio negócio e sofre com diversos problemas até ver o seu negócio quebrar. Imagine um empresário que investiu dinheiro e esforço em um negócio, para vê-lo afundar… É realmente triste!

A Doria Contabilidade já conseguiu ajudar a reverter diversas situações nas quais os empresários estavam afundados em problemas. No entanto, já registramos casos em que, quando o cliente chegou até nós, já era tarde demais. Pensando nisso, resolvemos expor um pouco da nossa experiência e apresentar 5 erros e atitudes que podem levar a sua empresa à falência. Afinal, muitas vezes, o próprio empresário está ajudando a destruir o seu negócio e, na maioria dos casos, eles sequer tem noção disso. Portanto, não deixe de conferir! Vamos começar?

Não planejar é o caminho mais rápido para a falência!

Por mais que seja um negócio, uma empresa não deixa de ser um sonho do empresário que a constituiu. Por inúmeros motivos, esse empresário apostou tudo para poder conquistar algo que pudesse ser dele e gerar resultados para ele. No entanto, devido a esse “caráter passional”, muitos empresários acabam agindo de forma afoita e negligenciam o poder de um bom planejamento.

Nesse caso, não são poucos os negócios que, por falta de planejamento, acabam indo à falência. Um bom exemplo é o MEI. Pense bem, abrir um MEI é bem simples: basta ir até o site, realizar o cadastro e pronto! Agora imagine aquele empreendedor que está cheio de sonhos e vê essa “porta” aberta… Ele corre e abre o MEI… Sem pensar, sem planejar.

E aí… Problemas com capital de giro, falta de conhecimento das regras, falta de organização, falta de controles. Enfim, problemas e mais problemas. E tudo isso poderia ser resolvido com um bom planejamento, para começar o negócio com estruturas bastante sólidas e minimizar os riscos de a empresa ir à falência.

Não saber controlar o fluxo de caixa pode levar à falência!

Em alguns posts e em nosso e-book: “Gestão Financeira: Um Guia para o(a) Empreendedor(a) de Sucesso!”, já falamos muito sobre o poder e a importância do fluxo de caixa. Veja bem: trata-se de uma ferramenta que permite o vislumbre com situações futuras. Isto é, com um fluxo de caixa, de forma bem geral, é possível saber se o seu negócio conseguirá quitar uma dívida ou terá os recursos necessários para continuar operando.

Por esse motivo, não controlar o fluxo de caixa é abrir as portas da sua empresa para um risco desnecessário. Quando tudo está desorganizado, qualquer período de dificuldade pode ficar ainda pior. Sendo assim, jamais deixe de acompanhar o fluxo de caixa. E claro, caso você não saiba lidar com essa ferramenta, não deixe de obter a instrução necessária de um profissional do ramo da finanças ou de um contador.

Não planejar o pró-labore e as retiradas pode aumentar o risco de falência!

Esse é um erro muito comum que poderia ser resolvido com um bom planejamento. Nesse caso, o que ocorre com muitos empresários é que, sem estabelecer um valor fixo para o pró-labore, eles começam a fazer suas retiradas sem se preocupar em saber se a empresa pode suportar essas saídas.

Sim, o empresário trabalha (muito) e deve ser remunerado por isso, mas se ele quiser ganhar mais, ele tem a obrigação de fazer a empresa lucrar mais. Isso é indiscutível. Portanto, as retiradas e o pró-labore devem fazer parte do planejamento e, com um bom controle dos fluxos de caixa, é possível saber se os valores não estão ajudando a empresa a se aproximar da temida falência.

Não realizar a análise dos custos pode causar a falência da empresa!

A análise dos custos é algo primordial para que uma empresa possa seguir em frente. Afinal, todo empresário sabe que ele não pode gastar mais do que recebe. Contudo, a falta de planejamento e de controles financeiros adequados, pode acabar levando a empresa a situações em que certas compras são desnecessárias e feitas em momentos inadequados.

Com isso, os fluxos de caixa podem sofrer de forma substancial e, consequentemente, o negócio poderá estar à beira da falência, com mercadorias “encalhadas no estoque”, pois a empresa não tem recursos para viabilizar as operações. Além disso, no caso do MEI, há também o risco de o CNPJ ser bloqueado caso as compras ultrapassem o limite previsto para essa classe de empresários, ou seja, é mais um motivo para controlar os custos.

Não obter o conhecimento para gerenciar o negócio é investir na falência!

Por fim, podemos citar que a falta de conhecimentos para gerenciar o negócio é um dos fatores que mais levam as empresas à falência. Aliás, muitas pesquisas indicam que esse é um problema sério, que atinge de forma especial os Microempreendedores Individuais (exatamente pela facilidade de se abrir um MEI e pela não obrigatoriedade de ter um contador).

Por esse motivo, agarre com todas as forças quaisquer oportunidades que lhe permitam aprender um pouco sobre o seu negócio e sobre o mundo dos negócios de forma geral. Procure pela instrução de profissionais experientes e interessados em lhe ajudar. Não deixe que a sua empresa vá à falência, porque você não quis aprender. Pense bem, é o seu sonho que estará em risco. Não arrisque!

Vamos evitar a falência?

Neste post, fizemos o possível para apresentar cinco erros e atitudes que podem levar uma empresa à falência. Como pôde perceber, tudo pode ser evitado com um pouco de calma, uma boa orientação e um planejamento focado em fazer a sua empresa crescer de uma forma sustentável (e essa é a síntese dos serviços da Doria Contabilidade).

Por fim, desejamos que você leve em consideração esses e outros aspectos para evitar que a sua empresa vá até a tragédia chamada falência. E claro, caso tenha alguma dúvida sobre este e outros assuntos, ou precise de um contador para lhe ajudar, não deixe de falar conosco, estaremos à disposição. E não deixe de compartilhar, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes.

Caso você seja um MEI, não deixe de se inscrever no treinamento especial que irá evitar que o seu negócio vá à falência. A inscrição é grátis e o treinamento será totalmente online. Reserve o seu lugar!

Gostou desse post? Então compartilhe...

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Receba Nosso Conteúdo de Ouro

Contabilidade Sem Complicações
Descomplique Agora!
Abra a Sua Empresa Agora!
Comece com o pé direito!
Gestão do eSocial Doméstico
Deixe conosco!

Consultas Diversas

Quer realizar consultas de CPFs em diversos órgãos, como o Detran, Serasa, etc? Fale conosco e experimente uma solução rápida que oferecemos especialmente para você!

Tem alguma dúvida?

Deixe a sua mensagem e criaremos conteúdos para atender às suas necessidades!

Doria Contabilidade © | 2018 | Todos os Direitos Reservados